Alagoinha, Alagoa Grande e Mulungu estão na lista de municípios que podem ter desastres naturais
Mais de mil Municípios brasileiros fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos são alguns fenômenos que impactam em milhares de Municípios, frequentemente. Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos.
A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco - feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada - objetiva antecipar medidas para a redução de danos. A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.
Veja cidades da Paraíba contidas no levantamento:
Pitimbu
Alagoinha
Coremas
Caaporã
Sapé
Mataraca
Bayeux
Sousa
São Bento
Campina Grande
Patos
Alagoa Grande
Mulungu
Cabedelo.
Alagoinha
Coremas
Caaporã
Sapé
Mataraca
Bayeux
Sousa
São Bento
Campina Grande
Patos
Alagoa Grande
Mulungu
Cabedelo.
Medidas
Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.
Da redação / Nordeste1
Com CNM
Category:
0 comentários