Alagoinha, Alagoa Grande e Mulungu estão na lista de municípios que podem ter desastres naturais

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 8/02/2013 02:40:00 PM | 0 comentários

Mais de mil Municípios brasileiros fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos são alguns fenômenos que impactam em milhares de Municípios, frequentemente. Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos.
A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco - feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada - objetiva antecipar medidas para a redução de danos. A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.
Veja cidades da Paraíba contidas no levantamento:
Pitimbu 
Alagoinha
Coremas
Caaporã
Sapé
Mataraca
Bayeux
Sousa
São Bento
Campina Grande 
Patos
Alagoa Grande
Mulungu
Cabedelo.
Medidas
Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

Da redação / Nordeste1
Com CNM

Category:

0 comentários