Papa teria pedido para cardeal deixar basílica em Roma

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 3/15/2013 02:06:00 PM | 0 comentários


Papa teria pedido para cardeal deixar basílica em Roma. Bernard Law é acusado de acobertar 205 padres em casos de pedofilia dos EUA. Ele está morando em um prédio anexo à basílica de Santa Maria Maggiore.


Jovem seminarista recebe a hóstia do cardeal americano Bernard Law, em abril de 2005
Foto: Thomas Coex
Jovem seminarista recebe a hóstia do cardeal americano Bernard Law, em abril de 2005Thomas Coex 
RIO - Em uma visita à Basílica de Santa Maria Maggiore, de 82 anos, na manhã de quinta-feira, o Papa Francisco fechou a cara para o cardeal americano Bernard Law, acusado de acobertar 205 padres em casos de pedofilia nos Estados Unidos. Segundo o jornal italiano “Il Fatto Quotidiano”, ao ver o religioso, que mora em uma residência em anexo à Igreja, Francisco teria se afastado e dito que não gostaria que Law “continuasse frequentando a basílica”. O comentário pode ser indício de que o novo Papa vá agir com maior rigor diante dos casos de pedofilia que cercam sacerdotes e que preocupam a Igreja.
Ainda segundo fontes do diário, Francisco estaria pensando em mandar o americano para um convento de clausura, para que cumpra um retiro espiritual prometido quando ele foi obrigado a deixar o cargo de arcebispo de Boston.
Entre os anos de 1984 e 2002 - quando foi o arcebispo de Boston - Law teria ignorado mais de 5 mil casos de abusos de 205 religiosos, segundo ativistas americanos. O escândalo chegou à Justiça do país, e o religioso sentiu-se obrigado a deixar a liderança da arquidiocese. Em dezembro de 2002, dias antes de ser convocado a prestar esclarecimentos a uma corte, ele abandonou os EUA e foi para a Itália, em uma manobra entendida por muitos como uma tentativa do Vaticano de proteger o religioso.
Dois anos depois, o Papa João Paulo II o nomeou arcipreste da Basílica de Santa Maria Maggiore. Ele desempenhou a função até novembro de 2011, quando foi substituído pelo espanhol Santos Abril e Castelló. Law também participou das celebrações do funeral de João Paulo II e do conclave que designou Bento XVI. No entanto, ele não pode participar das últimas votações, que elegeram Francisco, porque passou da idade limite de 80 anos.
Law continua vivendo na Basílica de Santa Maria Maggiore e, segundo um comunicado de Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, o americano teria demonstrado interesse em encontrar o Sumo Pontífice. No entanto, Francisco teria virado as costas para ele na visita à basílica.

O globo

Category:

0 comentários