Água Combustível que move a Humanidade

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 3/22/2013 08:53:00 AM | 0 comentários

A idéia de que o Brasil, é abençoado por Deus e bonito por natureza, faz parte do imaginário da população, acostumado à fartura e por isso mesmo dada ao desperdiço. O país tem 12% da água potável do mundo, mas 80% dessa riqueza estão concentradas na região amazônica,portanto, distante dos grandes centros. 
Os 20% restante abastecem 95% da população brasileira. Assim como há luta pela terra, começam ocorrer no país conflitos principalmente no setor rural, motivado pela disputa pela água. Além do desperdício, o Brasil cuida muito mal de suas riquezas naturais, poluindo-as e usando-as irracionalmente.
 E as conseqüências disso é que 70% dos leitos dos hospitais são ocupados por pessoas que contraem doenças transmitidas pela água. A ingestão de água contaminada, são os maiores agentes causadores da mortalidade infantil. Será o grande desafio da humanidade neste século, é conviver com o aquecimento global, e a escassez de água, isto implica em várias situações: 
a) O alto crescimento demográfico
b) Desconformidade da distribuição da água 
c) A alta concentração urbana
d) Urbanização desordenada dos grandes centros. 
e) Elevada poluição das águas 
f) Desperdicio. 
No Brasil começa ocorrer os primeiros sintomas do colapso no abastecimento de água. 
Os Estados da Paraíba, Pernambuco e boa parte de São Paulo, já experimentaram o drama da falta de água. Em 1970, havia 90 milhões e hoje já somos 190 milhões de habitantes. Um aumento mais de 100% em 40 anos. E a quantidade de água é cada vez menor. A oferta de água diminui porque nós degradamos os recursos hídricos nos últimos 30 anos, de uma forma como nunca se viu antes. Primeiro construímos nas várzeas dos rios, impermeabilizando essa área. Depois,degradando com esgoto humano, industrial, com entulho jogando na beira dos córregos, com Lixões sem nenhuma técnica. Sem contar o desmatamento, principalmente nas áreas de mananciais, nas nascentes. 
A Organização das Nações Unidas diz que, precisamos de 2.500 metros cúbitos de água por habitante ano para termos uma vida normal. Não só água para beber, mas para tudo o que a comunidade precisa. Abaixo de 1.500 metros cúbitos de água por habitante ano, é uma situação crítica. No Brasil temos dois Estados abaixo desse nível, Paraíba e Pernambuco. Qual a perspectiva do Brasil conseguir evitar essa verdadeira tragédia? A população começa fazer sua parte, economizando água por conta do apagão. E agora temos que começar a cobrar a mesma economia de todos os grandes consumidores como: as indústrias, os grandes condomínios, shopping e instituições do Governo. Não é só uma atitude decorrente da economia na hora de ligar a máquina de lavar roupa, e na duração do banho. E mais que isso. Eu acredito que é o começo de um processo de conscientização da população em relação à urgência de economizar recursos que são finitos, como água e a energia.

Rubéns Fernandes da Costa
 Pesquisador II M.Sc, Produção Vegetal Alagoinha 22/03/2013.

Category:

0 comentários