Nova casa de WS pode render espaço na chapa majoritária encabeçada pelo PSB

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 2/05/2013 03:36:00 PM | 0 comentários

Na Paraíba, apenas o ex-governador José Maranhão (PMDB) parece desconhecer o descontentamento do ex-companheiro de chapa, Wilson Santiago (PMDB), com os rumos do PMDB na Paraíba. O fato é que, enquanto José Maranhão desconhece a insatisfação, Santiago já articula voo solo, inclusive com a opção de escolher entre duas novas casas - PTB ou PDT – o que pode render a ele o espaço tão sonhado de candidato ao Senado na chapa do PSB, no próximo pleito estadual.


Nos bastidores, a informação é de que o ex-senador paraibano, caso se filie a uma das duas siglas, ganhará ‘de quebra’ a presidência da legenda, seja no partido do ex-deputado Armando Abílio – o PTB, seja no partido do deputado Damião Feliciano – o PDT. Com o prestígio de um dirigente, Santiago enfim poderia entrar na bolsa de apostas para 2014, já que vem sempre perdendo espaço para o ex-governador José Maranhão nas escolhas do PMDB.


Contra a permanência do parlamentar no PMDB existe ainda o fato de o partido ter oferecido ao PEN a vaga para o Senado na chapa majoritária, o que impediria a candidatura de Santiago rumo ao Congresso Nacional.

Outro agravante é o fato do ex-governador José Maranhão ter se colocado à disposição para disputar o posto de senador, o que também impediria Santiago de emplacar o cargo na chapa do PMDB.

“Dessa forma não existiria mais espaço para mim”, confidenciou o ex-parlamentar.

Santiago, no entanto, adiantou que irá conversar com o ex-presidente Lula depois do carnaval, antes de tomar qualquer decisão e que definirá até setembro seu futuro partidário.


PERMUTA


Caso se filei ao PTB, partido que atualmente não tem nenhum representante na esfera federal, Santiago, além de emplacar a direção do partido, que pode ser tanto em âmbito municipal, quanto em âmbito estadual, dará como recompensa pelo ‘mimo’ a cadeira do filho, Wilson Filho, que deixaria amigavelmente o PMDB para se filiar ao PTB. Assim, o PTB voltaria a ter um representante na esfera federal com Wilson Filho e outro na esfera estadual, com Carlos Dunga na ALPB.

A troca de favores beneficiaria tanto Santiago, que ganharia a direção de um partido, quanto o PTB que voltaria a ter espaço e prestígio no xadrez político.

 

DE OLHO NO GIRASSOL

Diferente da cúpula peemdebista, Santiago defende o Governo Ricardo Coutinho e já sinaliza uma simpatia com o grupo girassol. No PDT, ou no PTB, Santiago poderia postular uma vaga na chapa majoritária, como candidato ao Senado, ao lado de Ricardo Coutinho que disputa reeleição e de um tucano, que disputará a vice.  

Com uma chapa totalmente eclética, prestigiando PSB/PSDB e PTB ou PDT, o bloco girassol sairia na frente na corrida pela sucessão estadual na Paraíba, dando um claro exemplo de democracia.


Enquanto isso, o PMDB segue indefinido quanto a chapa majoritária.


Vale lembrar, que em 2010, o PSB saiu vitorioso após emplacar uma chapa eclética, formada por PSB/PSDB e DEM. Já o PMDB, apostou em uma chapa ‘puro sangue’ e conseguiu emplacar apenas uma candidatura, que foi a do senador Vital do Rêgo Filho.

Da Redação
Com Pbagora

Category:

0 comentários