A SAGA DOS APOSENTADOS

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 1/18/2012 06:43:00 PM | 0 comentários


O homem trabalha toda uma vida para, ao envelhecer, ter direito ao que chamamos de “repouso do guerreiro”. Explico: depois de décadas labutando, todos têm direito à aposentadoria remunerada.
É claro que a grande maioria dos trabalhadores, se aposentam ainda com todo vigor para serem úteis à comunidade laboral. Como se diz na gíria: se aposentam inteiros...
O que clama os céus é que essa massa considerável de brasileiros, ao pararem de prestar serviço ao governo ou na atividade privada, são relegados ao completo desprezo por todos.
Primeiramente, criou-se uma concepção de que aposentado não serve para nada. E depois com o valor da aposentadoria fica diferenciadamente atualizado ao nível mais baixo de todas as categorias.
Não é de hoje, a contínua peregrinação dos inativos para que o reajuste anual dos seus ganhos viesse a significar aumento real para aqueles que ganham acima do salário mínimo.
Neste ano, por exemplo, o aumento concedido pelo governo federal, que se diz progressista, foi de exatos 6%, o que vem significar 0,5% ao mês. O que é inadmissível, já que as demais categorias profissionais, pela força das greves, chegaram ao dobro do percentual estabelecido aos aposentados.
A diferença de tudo começa porque os aposentados e pensionistas são dispersos Brasil a fora, ante uma frágil representação sindical, despida da força maior das famosas greves. Sem obrigação de trabalhar, os aposentados não podem deflagrar qualquer movimento paredista que sirva de tribuna para as reivindicações.
O Estatuto do Idoso, instrumento legal que ampara e defende a massa aposentada brasileira, em grande maioria acima dos sessenta anos, trata-se de texto legal de pouca aplicabilidade, em razão da falta de assistência sindical efetiva. E quando questionada administrativa ou judicialmente, tome tempo para solução definitiva.
Recentemente, quando o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP) apresentou proposta legislativa de aumento aos aposentados em 80% de ganho real, o Secretário Geral de Dilma, Gilberto Carvalho, se apressou em detonar que o governo vetará a lei. Ou seja: Dilma não quer aumento legal!
A nação dos aposentados, hoje em torno de mais de 130 mil contribuintes é relegada ao desprezo, na completa ausência do reconhecimento aos serviços prestados em décadas a fio.
O desânimo e revolta dos aposentados não conseguem aparecer na mídia nacional pelo simples fato da falta de mobilização pública para que o Brasil reconheça o revoltante abandono a quem já deu seu suor ao setor produtivo.
A retórica do governo federal é sempre repetitiva e inócua, repassando para a falida previdência social uma alegada situação deficitária.
Engraçado que o descontrole da máquina previdenciária privilegia gastos supérfluos e astronômicos com jogos olímpicos, copa do mundo e também contam com a generosidade da política internacional desviando verbas públicas para conter a miserabilidade dos países do terceiro mundo.
O aposentado chora calada a dor do desamparo e da miséria vivida e, o tempo restante é pouco para sonhar com o futuro!
Contudo, aposentados e pensionistas são eleitores livres e desembaraçados, restando-lhes o exercício do direito de escolher os bons.
Aviso aos navegantes: APOSENTADO É ELEITOR!

MARCOS SOUTO MAIOR (*)
(*) advogado e desembargador aposentado

Category:

0 comentários