ENEM, VERGONHA NACIONAL

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 1/28/2012 11:58:00 AM | 0 comentários


O acesso às universidades brasileiras é o sonho de todo jovem estudante que precisa passar pelos concorridos exames vestibular.
Na bandeja de opções a escolha varia entre a gratuidade da universidade pública e o salgado custo das particulares.
Valendo para ambas foi inventado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio como instrumento moderno de avaliação dos alunos do ensino médio, imitando alguns detalhes do sistema norte-americano.
Até aí, tudo parecia ser do bem! Entretanto, a realidade do Ministério da Educação é outra bem diferente, com o ministro Fernando Haddad mais se preocupando com sua precipitada candidatura a prefeito de São Paulo.
Um festival de escândalos marcou o desastre do exame com vazamento dos quesitos das provas, falhas na impressão do caderno de respostas, impedimento para disponibilizar espelho da prova de redação, deixando os candidatos desapontados e revoltados com a incompetência estatal.
O poder judiciário, por várias vezes, teve que decidir em favor dos estudantes, com interrupções seguidas da sequência das provas aplicadas, gerando falta de credibilidade do Ministério da Educação.
Achando pouco, de forma temerária, massificaram a realização do exame, lançando em 2009 o “super Enem” que significa haver duas edições por ano.
Agora, recentemente, já com um pé fora do ministério, Fernando Haddad cancelou a etapa do início deste ano, conseqüência de uma briga jurídica envolvendo a correção das redações, com critérios inobjetivos, com. os “corretores” de provas percebendo pela quantidade avaliada, deixando a qualidade pelos ares...
Faltou ao MEC a responsabilidade sobre seus atos, não se espelhando no princípio constitucional da transparência que rege os concursos públicos para frustrar a estudantada brasileira que acreditou no famigerado ENEM.O tempo vencido ninguém recupera! Os sonhos se transformaram em tristes pesadelos para os estudantes e a impunidade continua navegando nas águas turvas da tolerância do poder público federal.
A educação brasileira, ao lado da insegurança pública, caminha de braços dados com letargia dos agentes públicos faltando com seriedade à sociedade nas prescrições legais em vigor. A lei ficou à margem!
Haddad, simplesmente cancelou etapa deste semestre do ENEM. Jogou a bomba chiando nos peitos do atual ministro, Aloizio Mercadante, a quem competirá juntar os restos mortais de uma idéia, que parecia moderna e eficiente, mas, que faleceu pela incompetência dos seus administradores.
Para o leitor avaliar, também foi Fernando Haddad quem criou o polêmico “kit gay”, para ser distribuído nas escolas públicas, chegando a gastar verba pública com a impressão de folhetos ilustrativos da preferência sexual.
A presidenta Dilma Rousseff no alto de seus 59 por cento de aprovação pelos brasileiros precisa, urgentemente, determinar pesquisa de opinião pública para avaliar o que nosso povo pensa do Ministério da Educação.
Não adianta “tapar o sol com uma peneira” porque a população pode até parecer abestalhada, contudo, a paciência tem limites medidos até o nível de suportar o sofrimento decorrente da ação nefasta e inconseqüente, de se brincar com a seriedade dos bens públicos.
Os consertos no ENEM têm saído piores que o soneto!

MARCOS SOUTO MAIOR (*)
(*) Advogado e desembargador aposentado

Category:

0 comentários