Professor Carlos Belarmino da UEPB faz parte do Projeto de Extensão que foi Premiado com “Selo Cidade Cidadã”

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 12/10/2011 02:55:00 PM | 0 comentários


Carlos Belarmino



O Projeto de extensão da UFPB/PRAC/COPAC/REA intitulado “deixa eu cuidar do seu lixo”, realizado no município de Sertãozinho – PB, a 120 km da capital e coordenado pelo extensionista Tarcísio Valério da Costa, foi escolhido  pela Comissão de Desenvolvimento Urbano/Câmara dos Deputados, em sua 7ª edição, para receber o prêmio Selo Cidade Cidadã.
O prêmio é concedido aos municípios que apresentarem as melhores experiências no manejo de resíduos sólidos (lixo), escolhido entre as oitos cidades que participaram do concurso, sendo quatro na categoria até 100 mil habitantes e quatro com mais de 100 mil habitantes, contidos no regulamento nº 03/2011-Comissao de Desenvolvimento Urbano -CDU.
Segundo o coordenador o Sr. Tarcísio Valério, o projeto que iniciou em julho/2010, teve como objetivo a “organização social dos catadores, priorizando os já existentes que sobrevivem da cata no lixão da cidade, com a constituição de uma associação, o desenvolvimento de cursos de capacitação em associativismo; economia solidaria e educação ambiental e cidadania; realização de estudo de mercado; e palestras de sensibilização, através da educação ambiental para comunidade”.
Todos estes esforços foram feitos visando à implantação da coleta seletiva de resíduo solido, apregoada pela lei 12.305/2010 (lei de resíduo solido). Para melhorar os trabalhos dos catadores, recentemente o município enviou um projeto junto a FUNASA para captar recursos visando a construção de galpão, aquisição de equipamentos (prensa, transporte, balança, carro de coleta, EPI), uma vez que se pretende aumentar a cobertura da coleta seletiva de material reciclado no município e região, finalizou o coordenador.
Segundo ainda o Sr. Tarcísio Valério, os trabalhos foram realizados com cerca de 20 catadores e contou com a participação do Prof. Carlos Berlamino da UEPB/Campus III – Guarabira e do Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC (ONG) e a parceria da Secretaria de saúde do município Dra. Marcia Mousinho.
A premiação, um troféu e o direito deuso da marca oficial Selo Cidade Cidadã –Ano 2011 a serutilizadana identidade visual do Município, pelo prazo de 1 (um) ano a partir da data da premiação,será entregue no dia 30 de novembro de 2011 durante a 12ª Conferência das Cidades, que acontecerá em Brasília/DF, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
Da Editoria/Blog
Com assessoria 

Category:

0 comentários