Porque os políticos não gostam de internet entre eles VEREADORES e etc.

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 5/29/2011 10:41:00 PM | 2 comentários






















É fácil entender por que — agora que o Congresso ameaça esterilizar boa parte da força de blogues e sites nas eleições do ano que vem. Querem proibir o direito de opinião. Nem a ditadura militar era tão descarada. Proibia notícias negativas, censurava informações e opiniões contrárias — mas dizia defender os valores democráticos. Pelas regras em debate no Congresso, vão proibir até opinião a favor (seja lá de quem).
Sem fazer ilusões exageradas sobre o caráter democratizante da internet, não há dúvida que ela representa uma forma de recuperação do espaço público. Os blogues e sites representam uma nova divisão do poder dentro de nossa vida social — e é por isso que todas as ditaduras perseguem a internet de todas as formas. Nos regimes democráticos, a maioria dos politicos encara a internet como uma forma a mais de propaganda, com a qual pretende cativar o eleitorado por todos os meios que conhecem.

O problema deles é amordaçar a internet. Isso porque ela é uma barreira importante contra a manipulação, a mentira, a falsificação. Os comentaristas, blogueiros e twitteiros podem não mudar a história, embora já tenham virado o placar de uma eleição na Espanha e tenham ajudado na eleição de Barack Obama — mas auxiliam a tornar o mundo mais transparente e menos enganoso. Não são pessoas que seguem um modismo, uma nova forma de entretenimento, embora a internet também seja moda e proporcione muita diversão.

São homens e mulheres que estão construindo uma nova forma de cidadania. O nome do milagre é comunicação.

Isso é que a maioria dos políticos teme. Os blogues, sites, twitters, alimentam a interatividade de nossa vida social — e permitem que o cidadão se informe por conta própria, dê sua opinião como quer e quando quer, utilize até pseudônimo para expressar seu pensamento se não deseja correr riscos, e assim por diante. Essa é a grande mudança que estamos assistindo: exercer direitos de cidadãos de uma aldeia em plena era de capitalismo globalizado. Entrar num blogue é participar de uma pequena assembléia — que é mais interessante e proveitosa na exata medida de sua diversidade. O cidadão comum conquistou um alto-falante para se manifestar. Não é um canal de TV, nem um jornal. Mas é uma tribuna, onde ouve e é ouvido. Para quem gosta de democracia, não poderia haver avanço melhor. Que mim parece não ser o gosto de alguns vereadores pra ser mais exato de 2 (dois) vereadores de Mulungu.

da editoria/blog
com Época



Marcelino Alves da Costa disse...

Não são pessoas que seguem um modismo, uma nova forma de entretenimento, embora a internet também seja moda e proporcione muita diversão. Isso diz-se dos blogueiros e digo mais, é por esse meio tão fantástico já feito pelo o homem que podemos nos expressar mais livremente. O que tenho a dizer da Polêmica envolvendo Antonio Doltor e o blogueiro William Santos, é que: O Nobre Vereador e os demais vereadores se atualiezem e reciclem a respeito da temática sem os quais irão agir assim improcedentemente. O fato é que infelizmente, repito, infelizmente estamos diante de uma mais pobres câmara de vereadores do Estado da Paraíba, digam-me e me converçam do contrátio, caso contrário manterêi minha opinião.
30 de maio de 2011 15:42
Excluir

Blogger Marcelino Alves da Costa disse...

O que penso a respeito da Polêmica envolvendo o Vereador Antonio doltor e o Blogueiro William Santos é que:
O Nobre vereador e os demais vereadores devem informar-se e reciclarem-se a respeito da temática. Pois fica claro e evidente que estamos diante de uma das composições de Câmaras de Vereadores mais "pobres" do Estado da Paraíba, não sei nem se devemos chamar de Câmaras de Vereadores, aliás podemos, de vereadores muito ausente de trabalhos em prol da nossa Cidade.
30 de maio de 2011 15:55
Excluir


Category:

2 comentários

  1. Não são pessoas que seguem um modismo, uma nova forma de entretenimento, embora a internet também seja moda e proporcione muita diversão. Isso diz-se dos blogueiros e digo mais, é por esse meio tão fantástico já feito pelo o homem que podemos nos expressar mais livremente. O que tenho a dizer da Polêmica envolvendo Antonio Doltor e o blogueiro William Santos, é que: O Nobre Vereador e os demais vereadores se atualiezem e reciclem a respeito da temática sem os quais irão agir assim improcedentemente. O fato é que infelizmente, repito, infelizmente estamos diante de uma mais pobres câmara de vereadores do Estado da Paraíba, digam-me e me converçam do contrátio, caso contrário manterêi minha opinião.

  2. O que penso a respeito da Polêmica envolvendo o Vereador Antonio doltor e o Blogueiro William Santos é que:
    O Nobre vereador e os demais vereadores devem informar-se e reciclarem-se a respeito da temática. Pois fica claro e evidente que estamos diante de uma das composições de Câmaras de Vereadores mais "pobres" do Estado da Paraíba, não sei nem se devemos chamar de Câmaras de Vereadores, aliás podemos, de vereadores muito ausente de trabalhos em prol da nossa Cidade.