Mutirão da saúde - 12 mil cirurgias vão ser realizadas na PB e Mulungu será beneficiado.

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/28/2011 09:42:00 AM | 0 comentários

Usuários que precisam do Sistema Único de Saúde e precisam de cirugias eletivas geralmente sofrem quando não conseguem em suas cidades de origem e a partir daí, começa o calvário para garantir um direito: acesso à saúde. Uma medida simples pode ajudar a amenizar essa distorção a que as pessoas do interior são submetivas. Hoje será assinado um convênio que pretende ampliar o número de cirurgias eletivas na Paraíba.

O "multirão das cirurgias" tem o objetivo de realizar 12.807 cirurgias eletivas de média complexidade, no período de maio a dezembro de 2011, nas especialidades de Oftalmologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, para atender à demanda reprimida dos usuários de João Pessoa e dos municípios pactuados.

O convênio será assinado no auditório do Centro Administrativo Municipal, no bairro de Águra Fria, na Capital, às 10h, entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB).

Atualmente, 141 municípios são pactuados com João Pessoa para a realização de cirurgias de média e alta complexidade. Por mês, são realizados 937 procedimentos. A partir do convênio, a meta é que esse número chegue a 1.423 cirurgias mensais. Um aumento de 52% na quantidade de procedimentos realizados por mês.

O valor total do Convênio será de 5.217.666,84, dos quais R$ 3.230.178,84 são recursos do Fundo Estadual de Saúde e R$ 1.987.488,00 são a contrapartida do município de João Pessoa. As cirurgias serão realizadas para os usuários de cidades que a prefeitura possua convênio com a Prefeitura de João Pessoa. Dentre as cidades em que a população terá direito estão: Alagoinha, Boa Ventura, Cacimbas, Algodão de Jandaíra, Bom Jesus, Caiçara, Alhandra, Bom Sucesso, Cajazeirinhas, Aparecida, Bonito de Santa Fé, Caldas Brandão, Araçagi, Borborema, Capim, Araruna, Brejo do Cruz, Caraúbas, Areia de Baraúnas, Brejo dos Santos, Carrapateira, Baía da Traição, Caaporã, Casserengue, Bananeiras, Conceição, Catingueira, Barra de Santa Rosa, Condado, Caturité, Barra de Santana, Conde, Conceição, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Condado, Belém, Cabedelo, Conde, Bernardino Batista, Cacimba de Dentro.

O convênio também vai beneficiar as populações das cidades de Cruz do Espírito Santo, Cubati, Marizópolis, Santa Cruz, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Santa Helena, Cuitegi, Matinhas, Santa Luzia, Curral de Cima, Matureia, Santa Rita, Desterro, Mogeiro, Santa Terezinha, Dona Inês, Monte Horebe, Santana dos Garrotes, Duas Estradas, Monteiro, Santo André, Emas, Mulungu, São Bentinho, Guarabira, Natuba, São Bento, Gurinhém, Nova Olinda, São Fracisco, Imaculada, Olho D'Água, São João do Rio do Peixe, Ingá, Olivedos, São João do Tigre, Itabaiana, Patos, São José de Lagoa Tapada, Itapororoca, Paulista, São José de Caiana, Jacaraú, Pedra Branca. 


da editoria/blog 
com jornal o Norte


Category:

0 comentários