Três Estados e capital dos EUA votam sobre liberação da maconha

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 10/31/2014 12:33:00 PM | 0 comentários

Num país em que o voto é facultativo, as eleições legislativas dos EUA nem sempre empolgam os eleitores, já que não está em jogo a Presidência.
Em vários Estados, porém, a expectativa é de grande comparecimento às urnas no próximo dia 4 de novembro, não tanto pela oportunidade de escolher governadores, senadores, deputados e prefeitos, mas pelas questões locais que também serão decididas no pleito.
Entre as votações observadas com maior atenção estão as de Oregon, Alasca e da capital, Washington, que irão decidir se seguem os passos do Colorado e do Estado de Washington e legalizam a maconha para fins recreativos.
Na Flórida, os eleitores decidem sobre a permissão do uso da droga para fins medicinais.
Caso a medida seja aprovada, a Flórida será o 24º Estado americano a legalizar a maconha medicinal.

Pesquisas

Ao todo, porém, são 158 referendos em 42 Estados neste ano, abordando temas tão variados como aborto, porte de armas ou presença de transgênicos em alimentos.
O número representa uma queda em relação aos 188 referendos das eleições anteriores, em 2012.
Defensores e opositores da legalização da maconha já gastaram milhões de dólares em anúncios contra e a favor.
Biscoito de maconha
Opositores da liberação da maconha temem que a droga chegue até crianças sob a forma de alimentos, como biscoitos
Em geral, setores favoráveis à legalização citam os resultados nos Estados que já legalizaram a maconha como exemplos de sucesso.
Dizem ainda que a proibição apenas alimenta a ação do tráfico e não impede o uso da droga.
Outro argumento pró-legalização é que o controle da produção e venda, bem como o recolhimento de impostos, regularia o mercado, além de permitir que polícia se concentrasse em crimes graves, como assassinatos e sequestros.
Opositores, porém, afirmam que ainda é cedo para medir os efeitos da legalização no Colorado e no Estado de Washington. Os ativistas contrários à legalização da maconha temem ainda que a medida possa aumentar o uso da droga, inclusive entre crianças, por meio de produtos comestíveis à base da erva.
bbc

Category:

0 comentários