Ricardo inaugura estação de tratamento em Piancó

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/05/2014 01:04:00 PM | 0 comentários

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta sexta-feira (4), a estação de tratamento de água de Piancó, nas margens da BR-361, que possibilitará a oferta de água tratada e de qualidade para uma população de 19 mil habitantes do município nos próximos 20 anos. O investimento na construção do novo sistema foi de R$ 858 mil e proporcionou um aumento da vazão de água de 16 litros para 38,87 litros por segundo.    
Na ocasião, Ricardo Coutinho anunciou a ampliação da rede de distribuição de água no município de Piancó, obra orçada em quase R$ 6 milhões, e que está em processo de licitação. “Não se desenvolve um município sem estrada e água. Em Piancó, estamos investindo na estrada ligando o município a Coremas e garantindo a água boa e de qualidade para os próximos 20 anos”, ressaltou.
O governador visitou o novo sistema de tratamento acompanhado do prefeito Sales Lima, da ex-prefeita Flávia Galdino, do deputado federal Efraim Filho, dos deputados estaduais Lindolfo Pires e Adriano Galdino, do secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, e do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga. 
Deusdete Queiroga destacou que o aumento da vazão de água garantirá água tratada e de qualidade em substituição a um sistema atrasado e insuficiente para a população de Piancó. “A água distribuída em Piancó passa a atender a todos os padrões de qualidade prevenindo doenças e melhorando a saúde da população”, observou.
O presidente da Cagepa adiantou que as obras de ampliação do sistema de distribuição de água já estão sendo licitadas pela Secretaria de Recursos Hídricos e representarão a resolução definitiva deste problema em Piancó com a instalação de novos reservatórios e anéis de distribuição.
O prefeito de Piancó, Sales Lima, lembrou que a estação antiga possuía 30 anos e há muito tempo não atendia as necessidades da população. “O povo reclamava muito dessa situação, até porque a qualidade da nossa água era ruim e alguns bairros passavam dois, três dias sem água”, comentou.
A ex-prefeita Flávia Galdino destacou a sensibilidade do governador com os investimentos para a melhoria da qualidade da água que carecia de um tratamento adequado. “Aproveito para registrar que as ações, os gestos valem mais que mil palavras”, completou.
Damiana Pereira, conselheira do Orçamento Democrático em Piancó, afirmou que os piancoenses sofriam com uma água de péssima qualidade e que oferecia riscos de doenças. “Hoje a realidade é outra e estamos felizes em observar que a água está tratada, mais limpa e digna. Representa respeito ao cidadão ao tomar um simples copo d’água”, finalizou.


Com Ascom

Category:

0 comentários