95% querem Crimeia anexada à Rússia, aponta parcial

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 3/16/2014 06:48:00 PM | 0 comentários


O resultado parcial da apuração dos votos sobre o referendo na Crimeia revelam que 95,5% dos votos apoiaram a união da República Autônoma da Crimeia à Rússia, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Metade das urnas já foi apurada.
O resultado foi divulgado por autoridades separatistas e fez milhares de pessoas celebrarem o anúncio na praça central da cidade de Simferopol.
Pouco antes, logo após o encerramento da votação às 20 horas locais (15 horas de Brasília), uma pesquisa de boca de urna apontava que 93% da população do território optaram pela anexação da região com a Rússia. O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Política e Sociológica da República da Crimeia e foi divulgado pelos meios de comunicação russos.
O parlamento da Crimeia já se antecipou ao resultado oficial e anunciou que deve pedir nesta segunda-feira (17) sua incorporação à Rússia. A solicitação será feita diretamente ao presidente doA anexação, no entanto, promete não ser fácil. Os Estados Unidos voltaram a rejeitar neste domingo o referendo e criticaram as ações "perigosas e desestabilizadoras" de Moscou na crise.
"Esse referendo é contrário à Constituição da Ucrânia, e a comunidade internacional não reconhecerá os resultados desta votação realizada sob ameaças de violência e intimidação por parte da intervenção militar russa", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
A votação
Os cidadãos de origem étnica russa formam 58% da população da região da Crimeia. As minorias ucraniana e tártara decidiram boicotar a votação. O número total de pessoas aptas a votar era de 1,5 milhão. Após o fechamento dos colégios, a comissão eleitoral informou que a participação foi superior a 80%. Na cidade de Sebastopol, onde a frota russa do Mar Negro tem sua base, e com um estatuto especial, o número chegou a 85%.

Agências de notícia russas chegaram a anunciar que o resultado seria mais de 90% dos votos a favor da anexação.
Milhares de manifestantes partidários da Rússia fizeram atos por toda a Ucrânia. Na cidade de Donetsk, no leste do país, um desses grupos invadiu o prédio da
Promotoria e o das forças de segurança para exigir a libertação de um ativista que havia sido preso na semana anterior.
Em Simferopol, capital da Crimeia, uma multidão favorável à anexação aguarda na praça principal pelos primeiros resultados das urnas.
Na cédula de votação os eleitores foram questionados se desejam que a Crimeia volte a fazer parte da Rússia. Uma segunda questão questionava se a Ucrânia deveria retornar ao status que tinha na Constituição de 1992, quando, mesmo dentro do território ucraniano, tinha mais autonomia. país, Vladimir Putin, afirmou o primeiro-ministro crimeano, Sergei Axionov.

Da Redação com G1

Category:

0 comentários