Vacina contra HIV desenvolvida pela USP surpreende cientistas

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 2/20/2014 04:32:00 PM | 0 comentários


Uma vacina contra o HIV desenvolvida na (Universidade de São Paulo) USP surpreendeu os cientistas que conduziram os testes preliminares.
De acordo com a Folha, os resultados preliminares vão muito além do esperado. "Testamos a resposta imune dos animais e os resultados foram excelentes", diz Edecio Cunha Neto, pesquisador que liderou os trabalhos de desenvolvimento da vacina. Ainda de acordo com a publicação, Susan Ribeiro, cientista do projeto também declara sua surpresa com os avanços. "o sinais foram bem mais intensos do que os que encontramos em camundongos".
Vacinação
Os pesquisadores ministraram três doses da vacina por 15 dias em quatro macacos-resos do Instituto Butantã. Geralmente esta vacina apresenta resultado menor nestes primatas do que nos roedores. Só que desta vez, o resultado surpreendeu, foi o contrário do obtido cotidianamente. A vacina apresentou melhores resultados nos primatas e não nos roedores.
nova vacina derruba um dos maiores desafios do combate ao vírus, o fato de que ele costuma passar ileso pelo sistema imunológico, que não o reconhece como um invasor.
Ainda de acordo com a Folha, como o HIV infecta justamente as células de defesa, ele desativa mecanismos do nosso organismo que nos defendem de infecções.
Testes em humanos
Os testes em primatas serão intensificados e caso tudo dê certo estará aberto o caminho para o início dos testes da vacina em humanos. Cientistas e pesquisadores estão animados e dizem que finalmente conseguem ver uma "luz no fim do túnel" quando o assunto é a cura da Aids.
Redação O POVO Online

Category:

0 comentários