Cuitegi, Guarabira, Mulungu, Pilões e Pilõezinhos são integrados ao Garantia Safra

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 9/03/2013 03:57:00 PM | 0 comentários

A partir desta terça-feira (03), o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca dá início às capacitações técnicas para as equipes municipais a respeito do programa Garantia Safra. Ao todo serão realizadas treze atividades nos municípios paraibanos até o dia 20 de setembro.
As equipes são compostas pelo técnico da Emater local, o secretário municipal de mgricultura, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que juntos realizam o processo de inscrição, homologação e adesão dos agricultores familiares ao programa Garantia Safra 2013/2014. “Essas capacitações são fundamentais para garantir a eficácia no processo de adesão dos agricultores para a safra 2013/2014. A Paraíba tem aumentado cada ano o número de cotas, agora são 120 mil que estão a disposição do estado para beneficiar os agricultores familiares”, informou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.
São esperadas para as capacitações nos territórios cerca de 760 pessoas de 190 municípios, incluindo cinco novos municípios (Cuitegi, Guarabira, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos) que tiveram a inserção no programa aprovada durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Recentemente, o Governo do Estado ampliou para 120 mil o número de cotas do programa para a Paraíba, beneficiando mais agricultores que possam perder sua produção devido à estiagem.
Garantia Safra
O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com agricultores familiares, prefeituras e governos estaduais, que garante o benefício de R$ 850,00 para os agricultores familiares que vivem em municípios que, devido a estiagem ou excesso de chuvas tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção de arroz, milho, feijão, algodão ou mandioca.
As equipes dos municípios que integram o Piemonte da Borborema se reúnem em Guarabira no dia 20 de setembro.
Assessoria

Category:

0 comentários