Cultura popular e oficinas são destaques do Festival de Areia

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 7/29/2013 02:48:00 PM | 0 comentários

A 14ª edição do Festival de Artes de Areia, que neste ano tem como tema “Paraíba Feminina de Cultura – Mulher é Arte”, traz nesta segunda-feira (29) uma programação que inclui abertura de exposições de artes visuais, apresentação de filme e oficinas de literatura, teatro e dança.
Oficinas - Pela manhã, das 8h às 12h, serão iniciadas as oficinas de Produção Audiovisual, ministradas pelo professor pernambucano Alexandre Soares, no Polo Gravideias. A capacitação tem o intuito de estimular a produção audiovisual da região, onde os participantes terão que elaborar um projeto fílmico e conhecer todo processo, desde o período de captação de recursos, passando pela produção até a finalização da obra.
Outra oficina de destaque, no mesmo polo, é a de literatura “A Musicalidade na Palavra do Narrador”, pela ministrante Beatriz Myrrha (MG). A oficina propõe a busca de uma narração dinâmica, onde o narrador possa encontrar a sua própria voz e, através dela, transmitir toda a paisagem sonora da história narrada, bem como seu caráter, utilizando aspectos musicais: ritmo, pausas, timbre altura, intensidade, duração, andamentos, com encantamento e espontaneidade.
As demais oficinas ministradas são de teatro (Escambo: o ator em Cena), literatura (Do Ritmo à Palavra e Poesia Viva), dança (Trançados Musculares: saúde corporal e danças populares), oficina de Cultura Popular (Rotas do Cordel na Borborema).
Artes Plásticas e Audiovisual – Das 18h às 19h haverá a abertura das exposições de artes visuais no Polo Artérias das Artes (casarão José Rufino), com a presença dos artistas. A classificação indicativa é livre. Na área de audiovisual haverá a exibição do longa-metragem Elena, no Polo Senhora Cena à partir das 21h.
Cultura Popular – Das 16h às 18h os Grupos de Cultura Popular farão o cortejo artístico pelas ruas de Areia com concentração no Polo Chão de Mestras.
Participam da ação os grupos Tambores do Forte (Cabedelo – PB), Liberdade Negra (Bayeux – PB), Novo Quilombo (Guruji – PB), Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande – PB), Samba de Lata de Tijuaçu (BA) e Francisco mim Ama – Betânia (João Pessoa – PB). No horário das 17h às 18h, no mesmo polo, haverá apresentação do grupo de cultura popular baiano de origem quilombola: Samba de Lata de Tijuaçu.
Circo e Literatura – Das 15h às 16h haverá apresentação circense do palhaço Cremosim, residente do Circo Fantástico, no Polo Armaria Mainha. No horário das 16h às 17h, as crianças poderão conferir o espetáculo “Zigue-Zague de Histórias”, que aborda de maneira interativa contos, poemas, brincadeiras e canções.
A partir das 20h, no mesmo polo, o espetáculo “Mão de Pilão, Mulher na Contramão”, fará a apresentação de contos das diversas tradições de vários povos e tempos. No repertório, histórias de mulheres, que com sensibilidade, humor, inteligência, e amor, revelam suas lutas e conquistas. A narração será de Beatriz Myrrha.
A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.
Com Secom

Category:

0 comentários