O QUE É MAIS IMPORTANTE: A VIDA DAS PESSOAS OU A COPA DO MUNDO?

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 2/15/2013 10:56:00 AM | 0 comentários


O Nordeste brasileiro vem enfrentando uma das piores secas de sua história. Grande parte dos agricultores viram seus rebanhos diminuírem por causa da fome e da sede que assola a região.
Segundo as previsões dos meteorologistas, o quadro não é nada animador e, se a situação não melhorar, a estiagem pode se prolongar até 2014, levando a região Nordeste ao colapso total.
Uma das soluções para amenizar esse quadro, apesar de ser bastante polêmico, seria o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, que levará água deste rio para alguns açudes de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
O projeto encontra-se parado e, recentemente, numa reportagem exibida no Fantástico, o mesmo está sendo investigado pelo Ministério Público por causa do desvio das verbas que seriam investidos no projeto. Nas áreas que já foram concluídas a etapa, grandes fazendeiros e até políticos, estão desviando a água para abastecerem suas “pequenas propriedades”, pois os mesmos “não têm condições financeiras de pagarem carros-pipa ou perfurar poços nas suas humildes fazendas”.
O Governo alega também a falta de verbas para concluir a obra devido à diminuição da arrecadação de impostos.
Enquanto milhões de nordestinos sofrem com a falta de água e de alimentos, o governo investe pesado nas obras dos estádios e na infraestrutura para receber a Copa do Mundo. Dos estados que sediarão a Copa, quatro deles (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará), sofrem com o flagelo da seca.
Para os governantes, a seca, a fome e a sede estão em segundo lugar, pois o mais importante para eles é mostrar para o mundo que hoje o Brasil “é um país rico e sem miséria”.
De que vale realizar um evento tão grandioso se grande parte das pessoas sofre com a fome e a miséria? Porém, no próximo ano, as pessoas irão comemorar e se empolgar com os jogos, esquecendo-se das mazelas pela qual passam as pessoas.
Infelizmente isso é Brasil.

Professor Marciano Dantas, Natal / RN.

Category:

0 comentários