Excesso de mel pode causar diabetes.

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/07/2012 03:32:00 PM | 2 comentários



Todos os alimentos que contém carboidratos em sua composição provocam uma elevação nos níveis de glicemia em maior ou menor grau e aumentam os depósitos de gorduras nas células, podendo levar à obesidade e abrir a porta para a resistência insulínica e para o diabetes. 

Sem que possa ser usada adequadamente pelas células para produzir energia, a glicose mantém-se na corrente sanguínea, obrigando o pâncreas, órgão no qual se localizam as células responsáveis pela produção de insulina, a secretar quantidades cada vez maiores da substância. 

Caso esse processo seja experimentado pelo organismo por muitos anos, a instalação do diabetes é quase inevitável. Pessoas com sobrepeso, obesidade ou predisposição genética estão mais propensas a desenvolver resistência à insulina. 

Uma descoberta recente explica as razões: a gordura em excesso funciona como uma glândula produtora de hormônios que desregulam o apetite, como a leptina, a resistina e a adiponectina. 

A resistência à insulina caracteriza-se pela dificuldade das células do organismo em reconhecer o hormônio, o que pode levar ao acúmulo de glicose no sangue e, consequentemente, a uma produção exagerada de insulina. 

O mel também contém sacarose (carboidrato), além de outros tipos de açúcar (frutose e glicose), sendo desaconselhado o seu uso generalizado como substituto do açúcar comum. 

Em excesso o mel, assim como o de açúcar cristal e mascavo, também engorda e faz subir o açúcar no sangue. 

A desvantagem é que, como o mel apresenta um poder edulcorante (adoçante) menor, as pessoas são tentadas a usá-lo em maior quantidade, o que resulta normalmente num aumento da ingestão calórica aumentando a possibilidade do aparecimento do sobrepeso o que eleva o risco do aparecimento do diabetes. 





Beatriz Ulate, nutricionista



Da Editoria/Blog
Com Bonde.com

Category:

2 comentários

  1. Anônimo says:

    O mel de abelhas é altamente benéfico para a nossa saúde, pois está provado que o mel é uma grande fonte de energia, ele estimula a formação de glóbulos vermelhos porque possui ácido fólico, ajudando, também, a incrementar a produção de anticorpos. O mel contém as vitaminas B,C,D e E, além de ser antiséptico, antibiótico, conservante e adoçante natural. Por tanto o mel possui grandes benefícios NÃO DESPERDICE ESTE PRESENTE DA NATUREZA. Sem excesso, claro!

  2. Pois é isso, Anônimo o Mel tem muitas propriedades e grandes benefícios, o problema é: Quem garante a qualidade do Mel? Será que muitas que estão envolvidos com o Mel deixarão essas propriedades fluir. Espero que sim, do contrário suas propriedades ficam sem valor. Aliás, já não se pode acreditar em muitas coisas. Companheiros que deixam outros de lado, ciclo vicioso de uma política partidária interesseira, e novamente a roda gigante de promessas não cumpridas. É lamentável chegar mais um 01(um) ano político para se viver mais sem futuro algum, ou, quase sem futuro. Mulungu, o que será de Ti?