CÁSSIO QUER DEBATER PROPOSTAS DE COMBATE ÀS PRAGAS AGRÍCOLAS

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/12/2012 04:46:00 PM | 0 comentários



A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal (CDR) irá promover audiência pública no mês de maio, para discutir propostas de combate às pragas que há mais de dez anos provocam prejuízos a milhares de produtores nordestinos, com destaque para a cochonilha-do-carmim, que vem devastando as plantações de palma na região do Cariri paraibano.

A iniciativa da audiência pública é do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que apresentará no próximo dia 18, requerimento à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) convidando para o debate, técnicos da Embrapa, Ministério da Agricultura, Emater/PB, além de prefeitos e produtores. “ É preciso colocar este grave problema na ordem do dia, mostrar os prejuízos e o drama do nosso pequeno produtor rural e cobrar do Governo ação imediata ”, afirmou Cássio.

Segundo cálculos de instituições do Governo Estadual, dos cerca de 160 mil hectares de plantio de palma forrageira na Paraíba, aproximadamente 40% foram destruídos este ano, em decorrência de ataques da praga, sobretudo, nos 21 municípios do Cariri paraibano (cerca de 70% da palma produzida no Estado está concentrada no Cariri e Curimataú). “A praga é mortal não só para a planta, mas principalmente para o nosso pequeno produtor, que fica sem renda e sem sustento”, alertou Cássio Cunha Lima, que vem cobrando do Ministério da Agricultura, a urgente liberação de recursos para pesquisa e combate às pragas que atingem a produção agrícola no semiárido nordestino.

Ação Integrada - A cochonilha-do-carmim é um inseto que ataca a palma, planta utilizada na alimentação dos rebanhos caprinos ovino e caprinos. Ela se alimenta da seiva das plantas e introduz nelas vírus que a deixam amareladas e murchas, ocasionando a destruição em poucos meses. Em caráter emergencial, o Governo Estadual está promovendo a substituição da palma tradicional pelo plantio de uma que é mais resistente ao ataque do inseto. Só este ano, 350 mil raquetes da palma forrageira já foram distribuídas pelo Governo Estadual.

Da Editoria/Blog
Com Politica PB

Category:

0 comentários