Cássio quer o ENEM como sistema mais justo de acesso à universidade

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 3/01/2012 06:17:00 PM | 0 comentários

Durante reunião da Comissão de Educação do Senado Federal, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) denunciou que recebeu informações que cerca de 85% dos estudantes que ingressam nas Universidades da Paraíba através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são de outros estados.

Preocupado com esta informação, o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aproveitou participação na audiência pública com o ministro Aloizio Mercadante para cobrar explicações sobre as inúmeras falhas do ENEM e dados oficiais do MEC.

_Se confirmado, esta distorção irá comprovar que o programa acentua ainda mais a desigualdade regional, pois os médicos e advogados formados em nosso Estado irão retornar às regiões Sul e Sudeste, protestou Cássio. O Ministro prometeu encaminhar ainda hoje a Cássio, os dados oficiais sobre a questão na Paraíba.

_O MEC não tem culpa de o Brasil ser tão grande e tão diverso, tocar o programa, é necessário um desafio logístico e em absoluto sigilo, respondeu o ministro sobre as críticas ao ENEM.

Mercadante, no entanto, fez questão de declarar apoio à proposta defendida pelo Senador Cássio sobre a adoção do critério de origem (ensino público) ao invés da cota de etnia para acesso às universidades públicas.

“O MEC precisa ver os bons exemplos e avanços que a Paraíba pode dar ao Brasil, como a autonomia financeira das universidades e este critério de origem”, afirmou Cássio Cunha Lima, ao comemorar que a Paraíba é o segundo estado nordestino (22,4%) na taxa de crianças alfabetizadas até 8 anos de idade.

Escrito por celioalves 



Da Editoria/Blog
Com Nacola.net

Category:

0 comentários