CHEGAMOS A 2012

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 1/03/2012 11:27:00 AM | 0 comentários

A expectativa é a de sempre, jogar prá fora os acontecimentos desagradáveis do ano passado e apostar todas as fichas no ano novo.
            Claro que nossa memória não permite que o passado seja simplesmente apagado quando recheado pela alternância de momentos felizes e infelizes.
            Tirar à média ou fazer um balanço geral do que ocorrera em 2011 torna-se interessante para a projeção do ano seguinte. Por nada não, mas o homem dispõe do livre arbítrio para comandar sua vida.
            Aliás, tem muita gente que se apega ao horóscopo, búzios, tarô, numerologia, simpatias, runas, cartomancia, quiromancia, mapa astral, e outros segmentos destinados a desvendar e prevenir o futuro.
            As religiões e cultos, também têm destaque nas comemorações de fé pelo transcurso de ano, abrigando milhares de pessoas na credulidade em Deus.
            Pois bem, o desejo pela felicidade ou, momentos felizes da vida é uma eterna procura de cada um na incerteza do virar o ano, seguidas e intermináveis vezes.
            Sim, o homem sempre se preocupou com o futuro até por que do pensamento humano brotam os frutos da incerteza. Daí o justificável medo ao que possa acontecer no porvir.
            Mesmo sem ter previsão de quanto vai durar nessa vida que Deus nos deu, a pessoa sempre projeta para frente, acreditando viver o máximo possível.
            Engraçado que cada setor tem a preferência própria acerca do novo ano. Os políticos esperam mais vantagens pessoais do que públicas; os jovens inquietos aguardam desafiando o proibido; os pobres rezam para melhorar a má sorte; os ricos apesar da suntuosidade em que vivem sonham com aumento de suas riquezas; os religiosos se dividem entre aqueles que deram prioridade à investir na arrecadação das “sacolinhas” e, tem os que pregam a co-participação do pão nosso de cada dia.
            Sempre existe algo a suplicar na virada do ano novo, como se fosse uma marca definitiva para a mudança de hábitos e costumes.
            Diferente do Natal, que é festa cristã, o novo ano é até a primeira prévia carnavalesca do calendário brasileiro, com farta queima de fogos, música ao vivo e bebedeira que anima os foliões.
            Ao final da festa de ano novo, já com os primeiros dias de 2012 amanhecido, a maioria cai na cama para curtir a ressaca do réveillon. Como o primeiro dia do novo ano caiu num domingo, juntou o útil ao agradável: feriado nacional e domingo, dias onde não se trabalha, por razões dobradas.
            Os comentários e impressões da passagem do ano ficam mesmo para a chata segunda-feira onde pelotões de lixeiros apanharam a sujeira das ruas e logradouros. Nos lares brasileiros, pilhas de pratos, talheres, copos e panelas esperam para serem lavadas e guardadas.
            Enfim, chegamos ao ano 2012 da era cristã, com os mesmos problemas de anos anteriores e renovadas esperanças da melhoria para todos.
              O sonho ainda é um linimento do homem para acalentar os desejos incontidos, não custando nada acreditar que o novo ano será muito melhor que o passado.
            É aguardar para ver! As desigualdades continuarão com pobres e ricos dividindo espaços, cada qual rindo ou chorando a sua maneira, na espera do tempo passar.

MARCOS SOUTO MAIOR
                     Advogado e desembargador aposentado

Category:

0 comentários