Facebook lança serviço de conselhos via chat para prevenir suicídios

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 12/14/2011 09:13:00 PM | 0 comentários



Um novo programa lançado pelo Facebook na última terça-feira (13/12) vai tornar mais fácil a maneira de uma pessoa se expressar a respeito de tendências suicidas. O sistema, que tem base em um aplicativobaixado diretamente na rede social, permite que usuários se conectem instantaneamente com um conselheiro de crises, através de chat no site.

O serviço de aconselhamentos visa melhorar a segurança da rede social, que hoje possui mais de 800 milhões de membros. No início do ano, o site anunciou mudanças devido ao forte conteúdo ofensivo e grande quantidade de perfis falsos na rede.

De acordo com o site Time, o programa, intitulado "Lifeline", permite que amigos alertem o Facebook quando outros usuários expressarem pensamentos suicidas. Caso o contato poste algum comentário suspeito, por exemplo, os internautas poderão denunciá-lo para a rede social, através de um link localizado ao lado da caixa de comentários.



Feito isso, o autor do post "suicida" receberá um e-mail do Facebook, direcionando-o para um número de telefone ou link, no qual poderá iniciar uma conversa confidencial.

Para Gred Wolens, gerente de políticas públicas do Facebook, "um dos objetivos é conseguir que a pessoa em perigo tenha ajuda o mais rápido possível, além de fazer com que as pessoas saibam o que está acontecendo com seus amigos e incentivá-los a obter ajuda". Vale lembrar que o site não vasculha os perfis à procura de expressões suicidas.

Para especialistas, o novo serviço será um passo fundamental na hora de ajudar alguém que precisa. Atualmente, o Lifeline responde a dezenas de pessoas no Facebook, todos os dias. Os conselheiros estarão disponíveis 24 horas por dia via chat. Ainda não se sabe se brasileiros serão atendidos pelo projeto.

"A ciência mostra reduções de pensamentos suicidas nas pessoas quando há uma rápida intervenção. Ouvimos muita gente dizer que gostaria de falar com alguém, mas não deseja ligar ou testar outros métodos. Por outro lado, as mensagens instantâneas dos chats podem ser perfeitas para isso", afirma Lidia Bernik, diretora de projetos do Lifeline.

Estatísticas apontam que cerca de 100 americanos cometem suicídio todos os dias, totalizando mais de 36 mil ao ano. No Brasil, segundo dados do Mapa da Violência 2011 (divulgado em fevereiro deste ano), os suicídios cresceram 17% na década de 1998-2008, tanto para a população total quanto para a jovem, com idade entre 15 e 24 anos. Por ano, 4,9 pessoas a cada 100 mil morrem por suicídio no país. 




Da Editoria/Blog
Com Uol

Category:

0 comentários