CURIOSIDADE: Samoa suprime dia 30 para mudar fuso

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 12/29/2011 06:19:00 PM | 0 comentários


O projeto permitirá a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe

A ilha de Samoa, Estado independente da Polinésia, decidiu suprimir o dia 30 de dezembro do calendário deste ano e passar diretamente de 29 a 31 deste mês, com o objetivo de mudar de fuso horário e aproximar o país dos principais sócios comerciais na Ásia e Pacífico.

O projeto permitirá a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe para e passar a integrar o grupo dos primeiros países a amanhecer. "Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos perdendo dois dias úteis por semana", afirmou o primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi.

"Quando é sexta-feira aqui, já é sábado na Nova Zelândia. E quando nós estamos na igreja no domingo, já estão fazendo negócios em Sydney e Brisbane, na Austrália', completou.

O primeiro-ministro fará um discurso na noite desta quinta-feira. Depois disso, a ilha passará diretamente a 31 de dezembro.

Samoa, que atualmente está 21 horas atrás da Austrália e 23 da Nova Zelândia, passará a ter um diferencial de apenas uma e três horas, respectivamente. Os principais sócios comerciais de Samoa são Austrália (81,7%) e Nova Zelândia (10,1%).

Da Editoria/Blog
Com Band.com

Category:

0 comentários