A boquinha nunca acaba! Wilson Santiago será senador do Parlasul.

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 12/02/2011 12:42:00 PM | 0 comentários




Não é senador aqui no Brasil mas será no exterior ai o burro para!!! quem manda no Brasil politico? é Lula é Dilma ou o PMDB?
 Veja a matéria veiculada pelo correio Braziliense Prevista para ocorrer na manhã de hoje em Montevidéu (Uruguai), a posse dos congressistas no Parlamento do Mercosul (Parlasul) será marcada pelo “jeitinho” brasileiro de fazer política. A indicação para compor o colegiado foi feita pelos líderes dos partidos do Congresso. Entre os integrantes do seleto grupo de brasileiros está Wilson Santiago (PMDB-PB). Desde 8 de novembro ele não é mais senador — o ex-parlamentar perdeu o posto após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que o dono da vaga é Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). A cadeira assumida por Santiago no Parlasul afronta o protocolo de criação do parlamento que restringe o acesso apenas para aqueles que detêm mandato.
O jeitinho encontrado pelos congressistas para burlar essa regra foi apresentado e votado, em reunião dos integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, ontem. O encontro durou apenas quatorze minutos e ocorreu na véspera de a comitiva viajar para Montevidéu. Além da velocidade em aprovar a indicação de Santiago, segundo alguns dos presentes, chamou atenção o fato de o senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente do colegiado, ter pedido para a equipe de comunicação da Casa parar de registrar o encontro.


Ficha Limpa
O Correio teve acesso à minuta da ata com a decisão, que diz: “Submetida à apreciação, o colegiado aprovou a permanência do senador Wilson Santiago como membro do Parlasul”. A decisão tem como base parecer da Advocacia do Senado. Entre as alegações apresentadas está o fato de Santiago ter recorrido da decisão que o tirou do Senado, baseada na validação da Lei da Ficha Limpa apenas para 2012. E que, enquanto ela não transitar em julgado, ele permanece no Parlasul.
“Não pode. O protocolo é bem claro nesse sentido, só quem tem mandato (pode participar do parlamento). Essa decisão fere o protocolo do Parlasul”, ressaltou o vice-presidente da comissão, deputado Dr.Rosinha (PT-PR). Ele não esteve presente no encontro em razão de estar de atestado médico. Por outro lado, a senadora Ana Amélia (PP-RS) compareceu e disse que o episódio suscitou ainda outras questões, como: quem vai pagar a conta para custear as viagens e estadias de Wilson Santiago no Parlasul? “Essa questão foi posta, mas ninguém respondeu”, disse a senadora.
Segundo a assessoria do Senado o episódio “provavelmente vai ser dirimido pelo senador Roberto Requião”. O Correio entrou em contato com o senador por meio da assessoria, mas não teve retorno. A posse dos integrantes do Parlasul — também composta por representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai — está prevista para as 11h. Durante a sessão, deverá ser apresentada a proposta de Orçamento do parlamento para o próximo ano e mudanças no sistema de votação.
Da Editoria/Blog
Com Correio Braziliense

Category:

0 comentários