O dia que marcou uma década cercada de contradições!

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 9/11/2011 02:09:00 PM | 0 comentários


O evento que definiu o início do século 21 chega hoje ao seu décimo aniversário cercado de contradições. Das ruínas do World Trade Center e do Pentágono, atingidos por aviões comerciais e com quase 3.000 mortos, ergueram-se os anos de unilateralismo e militarismo que reafirmaram a condição dos EUA como superpotência -mas que lançaram as bases para a crise econômica e para a divisão política que ameaçam esse status.


Dez anos depois do 11/9, o mundo vê a China assumir maior protagonismo, embora sua interdependência com os EUA dificulte previsões definitivas sobre a decadência do Ocidente. Osama bin Laden acabou morto, e sua rede Al Qaeda, bastante afetada, mas o terrorismo segue no horizonte e liberdades individuais foram enfraquecidas em nome do combate a ele. Com estimados 225 mil mortos, as guerras no Afeganistão e no Iraque foram politicamente dadas como encerradas, mas, na prática, os conflitos seguem inconclusos.


Imagens do maior atentado terrorista do mundo, que destruiu o World Trade Center, em Nova York. As fotos, de autoria de Greg Semendinger, foram disponibilizadas pela Departamento de Polícia de NY para a rede de televisão ABC e distribuída pela AP. As imagens aéreas ficaram retidas por quase uma década.



















Da Editoria/Blog
Com Expressopb e politicapb

Category:

0 comentários