SERÁ QUE EXISTE DEMOCRACIA?

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 7/06/2011 06:43:00 PM | 1 comentários


Lamento informar, mas no Brasil não existe democracia. Porque não há separação dos poderes e não funciona o Estado de Direito. Para quem não sabe, "Estado de Direito" significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum, está acima da lei. 
Vou dar um pequeno exemplo: se um décimo do que foi publicado nos jornais brasileiros sobre o PT é verdade, o PT teria que ter sido dissolvido e o Lula teria que ter sido destituído do governo. O fato de o judiciário não ter agido faz com que toda a corrupção ocorrida neste governo tenha um impacto equivalente a histórias da carochinha publicadas em todos os jornais.Outro exemplo: quem é que nunca ouviu que o Maluf roubou dinheiro público? Quantas vezes isso foi publicado nos jornais? Tudo isso não gerou nenhum resultado prático: o Maluf é eleito deputado e goza de imunidade parlamentar. Mais uma demonstração de que nesse país não existe democracia. Tudo o que foi publicado sobre o Maluf perde o efeito: a lei não age.A democracia brasileira só funcionaria se todos os brasileiros fossem honestos. Aí sim, por uma questão ética ninguém infringiria as leis. É um pouco como o comunismo: só funcionaria se o mundo fosse composto de anjos.Só para ilustrar melhor, vamos supor que o presidente seja um ser racional. Imaginem que ele considera suas opções racionalmente, considerando os riscos e benefícios de cada uma. Notem que eu não estou incluindo moral ou ética nesta equação. Pois bem: imaginem que ele tem como beneficiar seu filho, um incompetente, mexendo os pauzinhos para ele receber dinheiro por algo que não fez. Sendo racional ele vai pesar os riscos e os benefícios de suas ações. O risco é ser preso, perder o mandato, ter seus direitos políticos cassados por tráfico de influência, ser deportado do país. Os benefícios? Embolsar uma bolada de alguns milhões.

Da Editoria/blog
com Mel yahoo

Category:

1 comentários

  1. Infelizmente companheiro William estamos no Brasil, se fosse no Japão os próprios políticos se sentiam envergonhados e pediam destituição dos Cargos, aqui no Brasil não, é um ato de heroísmo, ser corrupto e mais ainda é louvável como uma divindade. É isso meu caro vc está falando a nível nacional, mas vou chamar a atenção pra algo mais próximo: O nosso município é alvo de algo muito idêntico hoje e no passado, não vou entrar em detalhes, exatamente pra quê se perguntem? Quem? Como? e Quando?

    É só prestar atenção nos nossos Administradores Atual e do Passado, não tão distantes.