JAPÃO: A contaminação por Radioatividade parece não ter limites!

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/04/2011 12:11:00 PM | 0 comentários

A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a central nuclear japonesa de Fukushima, começou a jogar no mar, na noite desta segunda-feira (4), 11.500 toneladas de água radioativa que estava acumulada na usina, informou a imprensa japonesa.

Um porta-voz da Tepco afirmou que 10.000 toneladas de água depositada nas piscinas e 1.500 toneladas atualmente nos reatores 5 e 6 seriam jogadas no Oceano Pacífico. A fonte afirmou, no entanto, que a água tem pequeno nível de radioatividade.

"Não temos outra opção a não ser jogar esta água contaminada no Oceano como medida de segurança", afirmou o porta-voz do governo, Yukio Edano.

Vazamento

Ainda nesta segunda-feira, a Tepco usou um líquido com corante em um túnel próximo ao reator 2 da central para tentar determinar a rota do vazamento de água radioativa para o mar.

Segundo a rede de televisão "NHK", os funcionários verteram o líquido de cor branca em um túnel que conduz à fossa onde, no sábado, foi detectada uma rachadura de cerca de 20 centímetros, que permite que água com uma elevada radioatividade escape para o mar.

Tentou-se deter o vazamento selando a rachadura com concreto e injetando polímero em pó para absorver a água, mas nenhum desses dois recursos obteve sucesso.

O objetivo do corante é poder seguir a rota exata pela qual chega ao mar a água contaminada, que por causa de seu elevado nível de radioatividade se acredita que poderia proceder do núcleo do reator 2.

A Tepco trabalha com várias possibilidades para deter o vazamento ao mar, como tentar tapar a rachadura com produtos químicos ou instalar uma barreira no litoral para conter a água radioativa.

da editoria/blog
com uol.com

Category:

0 comentários