PETROLÉO DA PARAIBA, É INVIÁVEL PARA O COMÉRCIO.DIZ PETROBRAS

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 3/22/2011 11:54:00 AM | 0 comentários

Após dois anos de iniciada a exploração na bacia do rio do Peixe, a Petrobras anunciou, na segunda-feira (21), que “não obteve o sucesso esperado” na perfuração dos três poços no bloco (BT-RIOP-42), localizado no município de Santa Helena, Sertão da Paraíba. A perfuração, iniciada em dezembro do ano passado, apontaria a viabilidade comercial da área para exploração de petróleo.
Marcado, inicialmente, para final de dezembro, o resultado sobre a exploração foi adiado por diversas vezes pela estatal e foi objeto de especulação nas últimas semanas, devido a ausência de informações oficiais. Havia a possibilidade de abertura de um quarto poço na mesma área, mas foi abortado após a conclusão do terceiro, cavado com profundidade bem inferior ao primeiro (350 metros) que chegou a mais de 900 metros, enquanto o segundo superou 400 metros.
Apesar do resultado da perfuração dos poços mostrar inviabilidade comercial, a Petrobras fez ponderações, em nota à imprensa, sobre o ‘potencial’ futuro da bacia do rio do Peixe.
“Esse tipo de resultado [de inviabilidade] é muito comum na indústria de petróleo mundial. Para se ter uma ideia, o índice de sucesso exploratório, em média, não chega a 20%. No entanto, é importante ressaltar que esse resultado não indica que descobertas comerciais de petróleo não possam ocorrer nessa bacia, uma vez que o trabalho exploratório ocorreu apenas no bloco BT-RIOP-42, que corresponde a 2% da bacia do rio do Peixe”.
DA EDITORIA/BLOG
COM PARAIBA1

Category:

0 comentários