Zenóbio anuncia ações para zona rural no combate aos efeitos das estiagens

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 4/19/2013 11:58:00 AM | 0 comentários

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, em seu programa semanal de rádio, “Conversa com o Prefeito”, falou sobre as medidas que já estão sendo tomadas para resolver os problemas da zona rural nesse período de seca. Zenóbio, disse que em parceria com o governo do estado, já foram perfurados poços artesianos nas comunidades de Catolé e Serrinha, além de Tananduba e outro poço nos proximidades da empresa Ráfia.
O prefeito está aguardando a visita de técnicos da CDRM (Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba), para que sejam feitas análises da qualidade da água nesses poços. Ele lembrou que estão sendo recuperados os poços já existentes e que no próximo dia 24, haverá a licitação para horas/máquinas, para construção ou ampliação de barreiros, açudes e cacimbas.
Ainda abordando o tema da falta de chuva, Zenóbio informou que já foi formalizado ao governo do estado, o pedido para que através da Secretaria de Desenvolvimento Humano sejam construídas cisternas em toda zona rural. Em outra informação de interesse para os moradores da zona rural, o prefeito disse que já foi entregue à Caixa Econômica Federal, o primeiro lote com 50 famílias beneficiadas para construção de casas na zona rural, mas que o objetivo é a construção de 400 casas.
Em relação ao concurso público, o prefeito falou que “nossa determinação é que seja realizado nesse mês de maio”. Será enviado um projeto para a Câmara Municipal, com o número de vagas, as categorias, as vagas imediatas, e outros detalhes necessários para a conclusão do trabalho.
Em outro ponto do programa, Zenóbio, disse que espera que dentro de 3 meses seja feita a licitação para a reforma do mercado novo, e que a meta é que a obra possa começar ainda este ano.
Na área da saúde, Zenóbio disse que determinou a instalação de gabinetes odontológicos em todos os postos de saúde, e que no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) será incrementado o serviço de tratamento Ortodôntico, que vai atender, de forma gratuita, os filhos das famílias que mais precisam da “rainha” do Brejo paraibano.
O prefeito anunciou que foi autorizada a licitação para ampliação de 8 postos de saúde o mais breve possível, mas que todos os postos serão reformados ou ampliados.
Outra informação importante é que a licitação para oftalmologia já foi realizada, e as cirurgias de catarata e da visão serão reiniciadas. O programa “Conversa com o Prefeito”, vai ao ar toda quinta-feira, às 11:00 hs, na rádio Constelação FM.

Da Redação
Com Codecom
 

Category:

0 comentários