Segundo G1, Mulungu continua sem registro de casos de dengue

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 12/03/2012 12:25:00 PM | 1 comentários



Dez pessoas morreram este ano na Paraíba vítimas da dengue. O número de casos registrados neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) já é superior ao de 2011, quando foram nove mortes por dengue. De janeiro até 24 de novembro, foram notificados 11.314 casos da doença em 182 municípios paraibanos.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o caso mais recente foi registrado em Sapé, na Mata paraibana. As demais mortes pela doença ocorreram em João Pessoa (6 casos), Bayeux (1), Itabaiana (1) e Patos (1). "Avaliamos que é necessário fortalecer além do trabalho preventivo", Talita explicou que o diagnóstico correto pode evitar as mortes pela doença. 
A Secretaria da Saúde orientou que todo paciente que apresente febre com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dores de cabeça, ao redor do globo ocular, nas articulações, musculares, ou ainda manchas avermelhadas na pele, associados ou não à presença de hemorragias, é um caso suspeito de dengue e deverá ser abordado como tal. A notificação deve ser feita pela assistência e solicitados exames (NS1 ou sorologia) de acordo com a data inicial dos sintomas.
Dos 11.314 casos, 2.482 foram descartados, 6.246 classificados como dengue clássica e os demais estão sendo investigados. O município de João Pessoa registrou o maior número de notificações, totalizando 4.554 casos. Já em Cabedelo foram 1.528 casos, Patos (486 casos), Bayeux (264 casos), Guarabira (235 casos), Catolé do Rocha (186 casos), Sousa (161 casos), Vista Serrana (160 casos), Uiraúna (158 casos) e Esperança (154 casos) com os maiores números de notificações.
Dos 223 municípios paraibanos, 40 (17,93%) continuam sem registro de casos de dengue. São eles: Algodão de Jandaíra, Amparo, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Boa Ventura, Bom Jesus, Borborema, Cajazeirinhas, Capim, Carrapateira, Coxixola, Curral de Cima, Curral Velho, Frei Martinho, Ibiara, Junco do Seridó, Livramento, Marcação, Monte Horebe, Mulungu, Nova Floresta, Ouro Velho, Pedro Régio, Pilões, Puxinanã, Riacho de Santo Antônio, Riacho do Poço, Santa Helena, São Bento de Pombal, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Cordeiros, Seridó, Serraria, Sossego, Tacima, Triunfo e Umbuzeiro.
Leia a matéria na Integra AQUI

Da Redação
Com G1


Category:

1 comentários

  1. Anônimo says:

    o mosquito ainda não achou essa cidade!