ECT: SIMPLESMENTE JÁ ERA!

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 7/03/2012 11:52:00 AM | 0 comentários

Historicamente, a primeira correspondência formal acontecida no Brasil, por incrível que pareça, foi a famosa carta escrita por Pero Vaz de Caminha remetida ao Rei de Portugal, nos anos 1500.
Portugal não era exemplo de manejo de correspondências e passou muito tempo para, em 1673, criar o Correio-Mor das Cartas do Mar, mais tarde sendo rotulado de Correios Marítimos em 1798. E por aí foi!
Vale ainda rápida viagem pela história chegando a 1931, quando foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos que ficara subordinado ao Ministério das Comunicações, através da Lei n.º 509 na condição de empresa pública.
A ECT alargou seu campo de atuação, inclusive ao exterior, com o Instituto Gallup atestando, em pesquisa pública, o alto índice de pontualidade!
Na sequência da estrondosa sedimentação empresarial, a Revista Exame, na edição Melhores e Maiores, colocou os Correios e Telégrafos em primeiro lugar, concorrendo com outras grandes empresas.
A euforia com o reconhecimento público da empresa contagiaram direção e corpo funcional da ECT para, em 1992, em pesquisa do IBOPE, o nosso Correio e Telégrafo obter 92% de aprovação no país. Um marca sem limites!
O monopólio constitucional da ECT de cartas, cartão postal, correspondência agrupada e telegrama, é uma gorda e milionária fatia estatal, atualmente sendo prestada de forma retrógada e deficiente.
Ainda nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça concedeu alvará de soltura a um prefeito, através de telegrama e qual não foi a surpresa de ter caído num sábado, quando as portas da ECT são fechadas ao público.
No exercício da advocacia, procurei contato com o diretor da unidade paraibana dos Correios, pois se tratava de habeas corpus, medida urgente e inadiável! Depois de muita procura, o dirigente se encontrava, ocupadíssimo, nas convenções partidárias e festivas do seu partido PT. Ainda houve contato com dirigentes da região nordestina, com todos optando pelo ócio remunerado de final de semana.
O serviço público não pode nem deve fechar nos finais de semana, a exemplo da segurança, saúde, trânsito, transporte e, comunicação também. Para tanto existe o regime de plantonistas.
O tempo passou e os dirigentes da ECT, embora rotulada de empresa pública, mantêm a mazela administrativa da burocracia rastejante da incompetência.
Medidas administrativas e judiciais serão levadas a efeito, a fim de que outras decisões judiciais sejam cumpridas, acima de qualquer pretexto banal.
Saudosos os tempos em que a ECT era reconhecida pela população como empresa competente e responsável. Hoje em dia, o que de mais eficiência a empresa ECT sabe fazer, e muito bem feito, são as greves gerais anuais, que deixam os usuários em grandes prejuízos.
Acredito que, num futuro incerto, a Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos tentará conquistar a consagradora meta de apoio por 92% dos brasileiros. Para tanto é preciso determinação e coragem de quem governar nosso Brasil. 

MARCOS SOUTO MAIOR 
Advogado e desembargador aposentado


Category:

0 comentários