Conheça a origem da expressão "Pão e Circo", usada na Operação que prendeu Prefeitos na PB

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 6/28/2012 04:38:00 PM | 0 comentários

Iniciada na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Pão e Circo das Polícias Federal e Civil desarticula esquema de fraudes nas contratações das atrações musicais nos festejos juninos em algumas cidades da Paraíba. Em geral, operações como essa são iniciadas mediante a um meticuloso trabalho investigativo, apurando denúncias, examinando supostos envolvidos, levantando provas e concluindo com a escolha do nome para esta Operação.
O Delegado responsável pela Operação é quem define o nome, que pode ser engraçado ou impactante, mas não pode ser qualquer nome, pois tem que ser um título que faça uma sutil referência ao que é, de fato, investigado.
A Operação Pão e Circo, por exemplo, é uma referência à política adotada pelo Imperador de Roma Otávio Augusto onde a população era beneficiada com pão e diversão gratuitos como forma de amenizar sua insatisfação contra os governantes. Uma forma de fazer aos romanos se esquecerem das irregularidades políticas através da distribuição de alimentos e de entretenimento. Porém, esta medida custou caro e a população sofreu com o crescimento dos impostos, sufocando a economia do Império.
Vale lembrar de uma outra Operação que ganhou repercussão nacional e que teve atuação na cidade de Guarabira, a Operação Gabarito. Este é o nome que se dá à folha de respostas que vem acompanhando a prova de vestibular ou de concurso público, onde os candidatos marcam suas respostas, em sua maioria objetivas.

Da Editoria
Com Nordeste1
 

Category:

0 comentários