Mulher de Bin Laden foi peça-chave na traição que levou à captura

BLOG DE WILLIAM SANTOS | 5/02/2012 04:21:00 PM | 0 comentários

Em oito meses de pesquisa, o militar paquistanês aposentado Shaukat Qadir concluiu que o paradeiro de Osama bin Laden foi descoberto porque a mais velha de suas mulheres o entregou. "Na minha visão, a Shoora da Al-Qaeda decidiu traí-lo", disse em entrevista ao Terra. "Eles não tinham contato direto entre a CIA e a ISI (agência de inteligência paquistanesa). Então, eles planejaram a traição via talibãs ligados à ISI, que manteve a CIA informada. Se eles não tivessem feito, Osama bin Laden poderia ter vivido outros seis anos sem ser descoberto". O objetivo da Al-Qaeda era a recompensa pela captura, estimada em US$ 25 milhões. 
Segundo Qadir, a descoberta do esconderijo de Bin Laden começou quando Khairiah Sabar, então a mais velha das três mulheres de Bin Laden - ele teve duas mulheres anteriores com quem não convivia mais -, chegou ao local. Khairiah, mãe de pelo menos cinco filhos de Bin Laden, esteve presa no Irã ao lado de seus filhos desde 2003 por tentar cruzar o país ilegalmente para chegar à Arábia Saudita.
Khairiah e seus filhos foram libertados sem alarde em setembro de 2010. Ela foi solta no mesmo momento que Suleman Abu Ghaith, conhecido por ser o porta-voz da Al-Qaeda que anunciou que haveriam novos ataques após o 11/9. A liberdade de Gaith foi trocada pela de uma autoridade iraniana sequestrada por talibãs em Peshawar, no Paquistão, e Khairiah, ainda que por razões não esclarecidas, também foi liberada.
Após a libertação, os filhos de Khairiah decidiram retornar para os quadros da Al-Qaeda ou sumir do mapa. Ela inesperadamente procurou Attiya Abdur Rahman, na época comandante de operações da Al-Qaeda, com o intuito de se reencontrar com o marido. As intenções de Khairiah levantaram suspeitas de Rahman, pois ela já não possuía qualquer relacionamento com Bin Laden. Naquela época o terrorista deitava-se apenas com sua mulher mais jovem, Amal Fateh al-Sadah, de quem Khairiah sentia um profundo ciúme. Ela então foi mantida presa pela Al-Qaeda por meses até que o próprio Bin Laden pedisse para que fosse enviada ao complexo de Abbotabad. 

Da Editoria/Blog
Com Terra.

Category:

0 comentários